8 DICAS | proteção energética para empatas
Como empata, ter compreendido de que forma a minha energia pode ser facilmente afectada e perceber que posso proteger-me de ambientes, pessoas ou situações mais densas, tem-me trazido mais saúde e equilíbrio emocional, mental e energético… e mais confiança para “estar no mundo”.
Queres saber como proteger e elevar a tua energia?
Partilho algumas estratégias e rituais.
8 DICAS | proteção e harmonização energética
1| LIBERTA A ENERGIA DENSA QUE ABSORVESTE DOS OUTROS
Sendo um empata, é natural que, muitas vezes, chegues a casa (ou acordes) a sentires-te drenado(a), porque absorveste a energia das pessoas com quem lidas ou dos ambientes que frequentas. Neste caso, o primeiro passo é ‘aprender a libertar a densidade’ que absorveste. Experimenta fazer o seguinte:
| R e s p i r a r . L i b e r t a r | experimenta respirar lenta e profundamente, imaginando que ao expirar estás a libertar, na direção da terra, toda a energia que não te pertence.Faz isso até te sentires mais leve.
| M o v i m e n t a r . C o r p o | experimenta dançar, correr, caminhar, praticar yoga, etc. Mexer o corpo ajuda a:
energia a circular melhor, desbloqueando e libertando a densidade
harmonizar os chacras e a fortalecer a tua aura, funcionando como um escudo de proteção
| D e s c a n s a r | sempre que te sentires sem energia procura fazer pequenas pausas e relaxa. À noite tenta criar uma rotina que te ajude a abrandar e a ‘desligar do mundo exterior’ para que possas ter um sono restaurador. [consulta aqui no blog mais dicas sobre ‘Dormir Melhor‘]
| L i m p e z a . E n e r g é t i c a . C a s a | limpar o nosso espaço ajuda harmonizar e a afastar energias de baixa frequência.
acende um Incenso, Pau Santo ou Sálvia Branca e vai passando por todas as divisões deixando o fumo espalhar-se pelo ambiente e assim eliminar a energia (encontras um ritual de limpeza na públicação aqui no blog “SÁLVIA | benefícios e ritual de limpeza)
| Ba n h o . E r v a s | a água por si só já tem um efeito purificador, mas aliada a determinadas ervas o seu efeito potencia. O banho de ervas é uma das mais antigas formas de limpeza e harmonização energética, devido às propriedades curativas das plantas e flores e ainda nos ajuda a relaxar.
prepara as ervas: aquece a água num fervedor ou cafeteira, sem deixar ferver. Coloca na água quente as ervas* que escolheste (podes misturar várias ou usar apenas uma) e tapa com um pano. Deixa ficar entre 15 a 20min.
toma primeiro o teu duche normal (antes do banho de ervas é conveniente tomar um banho normal)
de seguida derrama o preparado de ervas do pescoço para baixo até aos pés. Podes lavar o rosto com a água de ervas, mas evita molhar a cabeça.
Melhores ervas para limpeza energética:
alecrim
aroeira
arruda
alfazema
folhas de eucalipto
ATENÇÃO: os banhos de limpeza energética, seja de ervas ou de sal, devem ser feitos apenas pontualmente, já que em excesso podem retirar a nossa energia vital.
*
2| PASSA TEMPO SOZINHO(A)
É provável que já valorizes ‘passar tempo sozinho(a)’, considerando que tens um elevado grau empático, mas nunca é de mais reforçar.
Reserva tempo para estares contigo mesmo(a) e somente contigo e de preferência tempo de qualidade, nem que sejam apenas 10min por dia.
Escolhe nesse tempo fazer algo que te dê prazer, que te relaxe ou que te ajude a conectar com o teu coração.
O tempo a sós ajuda-nos a:
criar foco e a trazer de volta para nós toda a atenção e energia que depositamos no mundo exterior através dos diversos papéis que desempenhamos no dia-a-dia e na interação com os outros. Quando trazemos a atenção de volta para nós, estamos a restabelecer e a harmonizar a nossa energia.
‘desenvolver a escuta interna’ e um olhar mais objectivo e claro sobre as nossas emoções e pensamentos, permitindo-nos identificar com mais facilidade o que “não está bem” e o que “não é meu”. E quando consigo identificar, consigo libertar, por isso a auto-observação funciona como uma proteção contra a energia indesejada.
a conhecermo-nos melhor os nossos gostos e aquilo que é aceitável ou não para nós. Quando sei ‘quem sou’ será mais difícil eu perder-me no outro e na sua energia, ou seja, é mais fácil definir limites.
3| ESTABELECE LIMITES SAUDÁVEIS a nível físico e emocional.
Ao estabeleceres estes limites estarás a proteger-te e a evitar que a tua energia seja afectada. Quando crias uma nova fronteira estás a comunicar aos outros quais os comportamentos que ‘são aceitáveis’ e os que ‘não o são‘.
Sem limites claros, pessoas que drenam energia (os chamados vampiros energéticos) vão reinar livremente sobre o nosso espaço, tempo e energia.
*
4| UTILIZA CRISTAIS
Os Cristais são condutores de energia, o que os torna uma ótima ferramenta para nos ajudar a proteger de algum ataque indesejado.
E podes usá-los:
na tua casa, por exemplo no teu quarto (que é onde descansas) ou na sala onde recebes mais pessoas
no teu local de trabalho, na secretária (e pode estar dentro de uma gaveta)
ou trazer um cristal sempre contigo (no bolso, carteira, num anel ou num fio ao pescoço) sobretudo quando sabes que vais para ambientes mais densos
Melhores cristais para proteção:
granada vermelha
citrino
obsidiana negra
ametista
turmalina negra
*
5| USA ÓLEOS ESSENCIAIS
Os Óleos Essenciais actuam, entre outras áreas, sobre as nossas emoções, o que ajuda na proteção emocional e energética.
Podemos usá-los:
no banho de imersão, colocando algumas gotinhas na água
aromatizando a divisão onde estamos, ligando um difusor
aplicando no nosso corpo, por exemplo na planta dos pés, na parte interna dos nossos pulsos e/ou no umbigo.
Melhores óleos para proteção:
lavanda
tea tree
Incenso
alecrim
6| RECORRE À ENERGIA DAS PLANTAS
As plantas têm o poder de transmutar a energia de ambientes e de outros deres vivos e, como sabemos, elas são usadas por diversas medicinas e terapêuticas holísticas como um veículo de cura.
Assim, uma ótima forma de te protegeres e harmonizares-te a ti e ao teu espaço será optares por plantas que têm essas propriedades energéticas, dispondo-as pela casa. Por exemplo, colocar uma destas plantas na entrada da nossa casa é “meio caminho andado” para evitar que entrem energias menos desejadas.
Melhores plantas para proteção:
lavanda
arruda
avenca
alecrim
babosa
crisântemos
espada-de-são-Jorge
*
7| FAZ MEDITAÇÕES DE ‘CORTE DE LIGAÇÃO’
Se desejares desapegar-te de uma pessoa, situação ou energia que não esteja a ser benéfica para ti, experimenta libertar através de uma ‘meditação de desconexão’.
Limpar a nossa energia ajuda-nos a proteger de futuras relações ou situações menos positivas.
Deixo aqui uma meditação (podes escolher outra que ressoe mais contigo)
fecha os olhos , respira fundo algumas vezes
vizualiza agora a situação ou pessoa que desejas libertar. Se for uma pessoa imagina-a à tua frente e envolve-a em luz
e quando sentires que é o momento diz algo como (podes usar as tuas próprias palavras ou usas estas partilhadas por Inês Gaya):
“Com o poder da minha intenção e palavra, e com todo o meu Amor, eu liberto agora os laços energéticos que me ligam a ti (dizes o nome da pessoa ou referes a situação queres deixar ir), agradeço por todo o caminho e aprendizagens, liberto-me em Amor e luz. Gratidão.” - Inês Gaya
NOTA: repete as vezes que achares necessárias até sentires leveza no teu coração
*
8| CONTINUA A SER LUZ
Mantém o foco no teu auto-cuidado, desenvolvimento pessoal e espiritual. Foca-te na Luz e Amor que já és, assim estarás a fortalecer a tua aura.
E em momentos mais desafiantes experimenta repetir os seguintes ‘mantras’ (ou cria o teu próprio):
eu sou e estou na luz
eu escolho liderar no amor
eu resgato todo o meu poder de volta para mim em amor e luz
~
FONTE: blog carleyshweet.com | blog bloomandmanifest.com